artesã portuguesa Batita


A Batita

O meu nome é Hortência mas todos me conhecem por Batita. A alcunha nasceu antes do artesanato, pela boca do meu sobrinho, pequenino, que juntou madrinha, Hortência e tia numa palavra só. Fui sendo a sua Batita, depois da família e dos amigos, até que agora sou a Batita de todos. Despachada, brincalhona, energética e muito curiosa, gosto de estar rodeada de gente boa e de coração honesto.

Em minha casa as crianças foram sempre bem-vindas. Entre os miúdos da família e os dos amigos, a nossa casa esteve sempre cheia: de pé descalço no chão, a brincar, ora em fila de bicicletas a caminho da praia, ora arregaçando as mangas e ajudando com qualquer coisa, havia sempre algo para fazerem, independentemente da idade. Fizeram-se muitas festas de pijama lá em casa com a criançada e guardo memórias desse tempo com muito carinho. 

Vários anos depois de criar a marca vim a descobrir que “Batita” é uma palavra indonésia que quer dizer criança pequena. Que coincidência feliz!

Inspiração das peças

Muitas das peças que crio têm inspiração nesse tempo em que estive rodeada de crianças pequenas. Quando crio uma peça como um urso – que carinhosamente apelidamos de “rameloso” em honra de todos os ursos que são companheiros de brincadeira dos mais pequenos até se estarem a desfazer – imagino-o a ser arrastado pelo chão, nas mãos pequeninas de uma criança feliz, a ser lavado vezes sem conta e ser companheiro de brincadeiras durante muito tempo. Imagino um enxoval a ser escolhido por pais carinhosos e utilizado pelo bebé nos anos mais tenros da sua vida. Imagino os cavalos de pau em corridas épicas pelo corredor da casa, as bailarinas a fazer delicados bailados no tapete da sala, as bonecas a serem a companhia e conforto e as almofadas a servirem de apoio a cabecinhas cansadas de tanto brincar. Cada peça é feita à mão, com a delicadeza e carinho que só quem conheceu o universo das crianças de perto pode fazer.

A conjugação dos tecidos, materiais e formas surge de forma intuitiva e natural. Gosto de experimentar formatos diferentes, namorar os tecidos novos e imaginar como ficará a peça no final. Talvez por isso goste tanto da ideia de poder fazer peças personalizadas e tornar a visão do cliente em realidade. Também adoro o processo inverso de ver um produto acabado e desmanchá-lo mentalmente, montando as diferentes peças, como se tratasse de um puzzle.

artesanato infantil

 

O nosso trabalho em publicações

Porque gostamos sempre de abraçar novos desafios, foi com muito gosto que aceitámos participar em seis publicações da revista Costura Criativa com moldes e inspiração para bonecas de tecido e trabalhos de feltros.

 

 

 

Como tudo começou

O gosto pelo artesanato começou lá muito atrás, bem pequena, quando a minha mãe me colocou numa mestra (era assim que se chamava) para aprender a bordar.

Foram 6 anos a praticar e foi aí que desenvolvi o gosto pelo artesanato. Ao longo dos anos seguintes saltitei por várias técnicas e áreas no artesanato até que, aquando do nascimento do meu filhote e consequente acompanhamento, enveredei pelo princípio do que é hoje a BATITA.

Desde 2008 que a minha vida se divide entre tecidos e feltro, letras, pernas e braços, bichos e personagens do imaginário infantil, que faço com o mesmo entusiasmo como da primeira vez em que imaginei fazê-los!

retrosaria costura criativa

A retrosaria Batita: especializada em costura criativa

A nossa retrosaria é um pouco diferente das restantes na medida em que o que temos disponível para venda é, de forma geral, o que usamos para fazer as peças. Uma grande parte dos tecidos que temos são 100% algodão, apropriados para costura criativa; os acessórios, fitas, lãs e peças pequenas costumam figurar nas nossas criações. 

retrosaria costura criativa
retrosaria costura criativa

Porque todos os dias estão a chegar coisas novas, se procura algo em específico, não hesite em contactar-nos.

artesanato nacional de alta qualidade

Para quem é o produto Batita?

Porque colocamos todo o nosso carinho e atenção ao detalhe nas nossas peças, as nossas criações são para pessoas que valorizam artesanato e que reconhecem a dedicação necessária para fazer uma peça à mão. São para quem quer apoiar o artesanato nacional. Para quem quer oferecer uma peça especial e/ou personalizada a uma criança. São para quem adora fazer costura criativa e procura um local onde comprar os materiais, trocar ideias e construir comunidade. São para quem quer oferecer amor em forma de bonecas, almofadas, mochilas e enxovais de bebé.

Quero contactar!